15 de abr. de 2012

"Nem Deus Afunda Esse Navio"! 100 Anos da Tragédia do Titanic!

Porto de Southampton, Inglaterra, quarta-feira, dia 10 de abril de 1912, 12:15h. Neste dia partiu para sua viagem inaugural o maior navio de passageiros construído até aquele momento: o RMS Titanic, da empresa British White Star Line. Zarpou de Southampton, passando ainda por Cherborg na França e Queenstown na Irlanda, a fim de apanhar mais passageiros.

RMS Titanic

Titanic deixando o porto de Southampton
 
Tinha como destino final a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, lugar onde jamais aportou. Após quatro dias cortando as águas do oceano Atlântico, na virada do dia 14 para o dia 15 de abril, às 23:40h o gigantesco navio abalroou um iceberg, em localização próxima aos Grandes Bancos de Newfoundland, indo a pique. 

Foto de um iceberg localizado na manhã do dia 15 de abril de 1912, com marcas de tinta semelhante a do Titanic. Fotografia tirada pelo camareiro chefe no navio Prinz Albert.

A bordo estavam 329 passageiros da primeira classe, 285 da segunda classe e 710 da terceira classe, além de 899 tripulantes, totalizando 2223 indivíduos a bordo, dos quais 1517 não sobreviveram ao naufrágio. A história conta que diversos fatores corroboraram para que a tragédia acontecesse, como por exemplo, o número insuficiente de botes salva-vidas para atender a todos aqueles que estavam a bordo, a manobra equivocada de reverter os motores do navio para que ele diminuísse sua velocidade ao invés de continuar em frente a todo vapor, o que evitaria a colisão, e ainda o fato de o SS Californian, que teoricamente seria a embarcação mais próxima do local do naufrágio, não ter atendido aos pedidos de socorro emitidios pelo Titanic, pois seu operador de comunicações havia desligado o rádio e ido dormir.

Última foto do Titanic, deixando Queenstown, Irlanda (12 de abril de 1912)

O navio mais famoso da história afundou por completo às 02:20h da madrugada do dia 15. A embarcação mais próxima a receber os sinais de S.O.S do navio gigante foi o RMS Carpathia, que encontrava-se a 93 km do fato, podendo chegar ao local em 4 horas, tarde demais para resgatar todos os passageiros que não conseguiram escapar nos botes disponíveis. O Carpathia chegou ao local da tragédia às 04:20h, resgatando o primeiro bote salva-vidas.

RMS Carpathia, o priemeiro navio a chegar ao local do naufrágio.
 
Imagem  de um dos botes salva-vidas do Titanic, pouco antes de ser resgatado pelo RMS Carpathia.

Logo, outros navios começaram a chegar, entre eles o Californian. Por volta das 08:50h, o Carpathian rumou para Nova Iorque com os 706 sobreviventes.

Sobreviventes do Titanic a bordo do Carpathia

Hoje, 15 de abril de 2012, fazem 100 anos que a tragédia do Titanic aconteceu. Há 100 anos ele repousa à 3800 metros de profundidade. Há 100 anos um dos tripulantes do navio, respondendo ao questionamento da Sra. Alberta Caldwell, passageira da primeira classe, se o navio era "inafundável" disse: "- Minha Senhora, nem Deus poderia afundar esse navio"! A história está aí para provar que o homem estava errado.




Dados do RMS Titanic:

- Porto de Registro: Liverpool
- Classe: Olympic
- Data de lançamento: 31 de maio de 1911
- Data de conclusão: 02 de abril de 1912
- Início da viagem: 12:15h, quarta-feira, 10 de abril de 1912
- Custo para construção: 1,5 milhões de libras
- Comprimento: 269,06 metros
- Largura: 28,2 metros
- Altura total: 53,34 metros
- Altura acima da linha d'água até o convés dos botes: 18,44 metros
- Altura da quilha até a ponte: 30,48 metros
- Altura das 4 chaminés: 22,25 metros
- Anteparos principais: 15
- Tonelagem bruta: 46.328 toneladas
- Deslocamento; 66.000 toneladas
- Rebites: aproximadamente 3 milhões (1.200 toneladas)
- Espessura do casco: 2,54 centimetros
- Âncoras: 2 (15 toneladas cada)
- Peso do leme: 101 toneladas (formado por seis partes)
- Hélices: 3 (central, com 4,87 metros de diâmetro; Laterais com 7,01 metros de diâmetro)
- Caldeiras: 24 com saída dupla e 5 com saída simples
- Fornos: 159
- Quantidade de carvão embarcado: 5.892 toneladas
- Consumo de carvão: 825 toneladas por dia
- Motores: 2 motores alternados de 4 cilindros para as hélices laterais e 1 turbina para a hélice central (600 toneladas cada)
- Geradores elétricos: 4 de 400kW, gerando 16.000 A e 100V.
- Botes:       
      -14 botes de madeira (9,14 metros de comprimento, 2,77 metros de largura e 1,2 metros de profundidade. Capacidade: 65 pessoas.
        - 2 escaleres de madeira (7,68 metros de comprimento, 2,19 metros de largura e 0,91 metros de profundidade. Capacidade: 40 pessoas.
        - 4 botes desmontáveis Englehardt (8,34 metros de comprimento, 2,43 metros de largura e 0,91 metros de profundidade. Capacidade: 47 pessoas
 - Coletes Salva-Vidas: 3.560
- Bóias: 49.

Fonte: Titanic Universe

Curiosidade:

 - 14 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson (1861-1915) escreveu um livro intitulado "Futility, or the Wreck of the Titan", que narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de abril, choca-se com um iceberg e afunda. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic;

- Este post foi publicado no mesmo horário em que o Titanic afundou, há 100 anos atrás.

P.S.: Se você que saber mais detalhes sobre o naufrágio do "Titânico", a internet está cheia de coisas interessantes sobre o assunto.

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