30 de mar. de 2012

Joy Division - Love Will Tear Us Apart - 1980

Love Will Tear Us Apart foi o último single gravado pelo Joy Division, poucos meses antes de Ian Curtis, seu vocalista, cometer suicídio em maio de 1980. É presumido - talvez um pouco precipitadamente - que a letra é autobiográfica, sendo uma percepção a respeito do casamento arruinado de Curtis e seu relacionamento com a jornalista belga Annik Honoré, que acompanhou a banda por um período. Seja qual for a natureza do material, Love Will Tear Us Apart funciona como um exemplo sobre o que fez do Joy Division a banda mais original na época da agressão punk e do extremismo. Sem dúvida alguma, Love Will Tear Us Apart é o mais próximo que eles chegaram de uma música pop. Consequentemente, ela tornou-se o maior sucesso da banda.

                                                    Joy Division
O single destaca a fragilidade do ego de Curtis ("You cry out in your sleep, all my failings expose"), e a crença em uma fatalidade frequentemente perigosa ("And we're changing our ways, taking different roads/Then love, love will tear us apart again"). A base está em ritmo de meio tempo, impulsionado pala batida mecanicista de Stephen Morris , a linha de baixo melancólica de Peter Hook (sua marca registrada), e uma onda de sintetizadores assombrados, que ecoam cada palavra de Curtis nos refrões. O single, lançado em 7" no dia 18 de abril de 1980 (exatamente um mês antes da morte de Curtis"), chegou as paradas no verão (entre junho e setembro) após o seu lançamento em 12" (embora, conforme acordo prévio entre os membros da banda, o Joy Division deixou de existir no dia em que Curtis morreu).
 

                                                            O Single
Love Will Tear Us Apart finalmente chegou ao Top 20 nas paradas de singles da Grã-Bretanha (e voltou a parada 15 anos mais tarde, quando a London/Polygram adquiriu o catálogo e relançou o single). Embora seja muitas vezes perigoso procurar qualquer confirmação sobre o mundo real nas palavras de um compositor, Love Will Tear Us Apart reflete a tragédia da morte de Ian Curtis e a faísca que fez do Joy Division a melhor banda pós-punk.



Joy Division - Love Will Tear Us Apart
When routine bites hard,
And ambitions are low.
And resentment rides high,
But emotions won't grow.
And we're changing our ways,
Taking different roads.
Love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again.
Why is the bedroom so cold?
Turned away on your side.
Is my timing that flawed?
Our respect run so dry?
Yet there's still this appeal,
That we've kept through our lives.
Love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again.
Do you cry out in your sleep?
All my failings exposed...
Gets a taste in my mouth
As desperation takes hold.
Why is it something so good
Just can't function no more?
Love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again.
Love, love will tear up apart again.
Fonte:  All Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário